• Flávio Oliveira

7 etapas para impulsionar sua autoconfiança da liderança


Por Marshall Goldsmith


Seguem minhas sugestões para ajudar futuros líderes que precisam demonstrar mais autoconfiança:


1. Decida se você realmente quer ser um líder. Muitos dos MBAs que relatam problemas de autoconfiança são técnicos brilhantes. Eles geralmente acham a incerteza e a ambigüidade de liderar pessoas muito inquietantes. Eles estão procurando as “respostas certas” - semelhantes às da escola de engenharia. Em alguns casos, especialistas técnicos brilhantes devem continuar a ser especialistas técnicos brilhantes - e não se sentirem obrigados a se tornar gerentes.


2. Faça as pazes com a ambigüidade na tomada de decisões. Geralmente, não há respostas certas ao tomar decisões de negócios complexas. Até mesmo os CEOs estão adivinhando.


3. Reúna uma quantidade razoável de dados, envolva pessoas, siga suas intenções e faça o que achar certo.


4. Aceite o fato de que você vai falhar na ocasião. Todos os humanos fazem.


5. Divirta-se! A vida é curta. Por que você deve esperar que seus subordinados diretos demonstrem entusiasmo positivo, se eles não o vêem em você?


6. Depois de tomar uma decisão, comprometa-se e vá em frente. Não duvide continuamente de si mesmo. Se você tiver que mudar de curso, você tem que mudar de rumo. Se você nunca se comprometer, tudo o que você fará é mudar de rumo.


7. Demonstrar coragem no exterior, mesmo quando você não sente isso por dentro. Estamos todos com medo de vez em quando - isso é apenas parte do ser humano. Se você for liderar pessoas em tempos difíceis, precisará mostrar mais coragem do que medo. Quando os subordinados diretos lêem preocupação e preocupação diante de um líder, eles começam a perder a confiança na capacidade do líder de liderar.

© Semente Estratégica

  • Black LinkedIn Icon